19 de jan. de 2026

Livro | Tudo é Rio | Carla Madeira

 


SINOPSE

Com uma narrativa madura, precisa e ao mesmo tempo delicada e poética, o romance narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.


RESENHA

Oie, ooi gente! Tudo bem do lado daí?

Hoje vim falar de uma leitura nacional que já chegou chegando em 2026 e que, olha… não foi nada do que eu esperava.

Tudo é Rio traz a história de Dalva e Venâncio, um casal marcado por uma perda trágica, consequência de um ciúme doentio, e de Lucy, a prostituta mais cobiçada e depravada da cidade. Os caminhos desses três se cruzam e formam um triângulo doloroso, intenso e profundamente humano. É uma história crua, sem maquiagem, bem brasileira, daquelas que não pedem licença pra entrar na cabeça da gente.

Esse foi meu primeiro lido do ano e também parte da minha decisão de sair da zona de conforto e me aventurar por outros autores e gêneros. Sempre ouvi falar desse livro como um paradoxo: ou você ama, ou você odeia. E eu? Confesso que ainda estou em cima do muro 😅 (Jurooo).

A narrativa é muito diferente do que estou acostumada. É madura, poética, quase hipnótica. Não é um suspense, mas, ainda assim, eu simplesmente não consegui largar. Li em um dia, sendo levada como por um rio, às vezes calmo, às vezes completamente revolto. Que experiência maluca foi essa?!


A história desperta raiva, empatia, incômodo… tudo ao mesmo tempo. Apesar disso, algo raro pra mim aconteceu: não senti uma conexão com os personagens. Mesmo assim, a leitura me envolveu demais e me surpreendeu do início ao fim.


No saldo final, foi uma leitura que me tirou da zona de conforto e eu gostei disso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...